Hospital de Sorocaba realizará transplantes de medula óssea, após intermédio do Capitão Derrite

Em uma visita à região de Sorocaba no último dia 22, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em instituições das quais o Deputado Federal Capitão Derrite apresentou demandas no Ministério ao longo do mandato. Uma delas, o Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), teve um motivo especial para a visita do Ministro de Estado, a convite do Deputado. É que a partir de agora, a instituição está habilitada para realizar o transplante de medula óssea. “Essa era uma demanda antiga do Gpaci: conseguir a habilitação do Ministério da Saúde para realizar o procedimento, antes feito apenas em São Paulo. Ouvi o pedido do Gpaci e levei ao Ministro, sendo prontamente atendido”, comemora o Deputado.

A partir de fevereiro de 2022, as crianças em tratamento oncológico no hospital que necessitarem de transplante de medula óssea poderão realizar a cirurgia na própria instituição. Serão atendidas dez crianças por período de tratamento, que dura 60 dias. O Ministro da Saúde considerou o hospital uma instituição de excelência e se emocionou ao conhecer o trabalho dos profissionais do Gpaci; “Agradeço o convite para ver de perto o profissionalismo e comprometimento desse hospital”, disse o Ministro.

O Deputado Capitão Derrite, que já destinou R$3 milhões ao hospital, conheceu a demanda dentro do futuro centro de transplante de medula óssea do Gpaci, que já estava pronto, mas aguardava essa liberação. “Sem a articulação do Deputado em Brasília, nós tínhamos muita dificuldade em conseguir a habilitação”, disse Ricardo Diacov, diretor hospitalar do Gpaci, que chegou a ir a Brasília a convite do Deputado para uma reunião no Ministério da Saúde. “Conheci a estrutura pronta para sediar esse tipo de cirurgia tão decisiva na vida de um paciente e não pude deixar que entraves burocráticos barrassem a ideia de que o local seja uma referência nacional no transplante de medula óssea”, disse o Deputado, comemorando o fato de que agora a demanda foi atendida. 

Apadas

Além do Gpaci, em Sorocaba o Minsitro também visitou a Apadas (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sorocaba), local para onde o Deputado Capitão Derrite já destinou R$1,6 milhão para a compra de aparelhos auditivos. Lá, o Ministro recebeu um pedido da responsável pela instituição, Angelina Martinez, para que uma nova classificação seja feita à entidade, facilitando a busca de recursos do SUS.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram